Porque é a tecnologia tão importante no futuro e porque devem as crianças e jovens adquirir conhecimentos tecnológicos? A resposta é muito simples, porque os empregos diferenciados e necessários para o desenvolvimento económico de qualquer País dependem destas mesmas tecnologias.
Ao aproximarmo-nos da recta final da pandemia, podemos tirar já com razoável confiança, algumas conclusões sobre os impactos e principais prioridades para a produtividade no trabalho no futuro próximo.
A pandemia forçou-nos ao tão ambicionado teletrabalho, mas rapidamente percebemos que, apesar do entusiasmo inicial sobre a flexibilidade laboral e o menor tempo perdido em deslocações diárias, enfrentaríamos novas dificuldades, nomeadamente um agravamento da nossa saúde física derivada de um maior sedentarismo, o aparecimento de dificuldades ao nível psicológico resultantes de um aumento da ansiedade e do isolamento profissional, com claras perdas de competências sociais e intelectuais.
Tudo somado, podemos concluir hoje que os factores críticos que influenciarão no futuro a produtividade do trabalho nas Organizações serão:
Neste artigo focamo-nos nas competências tecnológicas dos jovens e profissionais. Provavelmente, a maior tragédia de médio e longo prazo que a pandemia nos trouxe foi a regressão nos níveis de aprendizagem e aquisição de conhecimentos dos jovens e profissionais da nossa Sociedade.
O Banco Mundial estimou os níveis de “Pobreza de Aprendizagem” em todo o mundo medindo o número de crianças de 10 anos que não conseguem ler e compreender uma história simples no final da escola primária. Em países de rendimentos médios e baixos, a “pobreza de aprendizagem” é de 53%, enquanto nos países mais pobres é de 80% em média.
Com a disseminação da pandemia, mais de 180 países implementaram o fecho temporário de escolas, deixando cerca de 1,6 biliões de crianças e jovens fora da escola, com 85% das crianças em todo o mundo afectadas. A educação, na sua essência, é um empreendimento social e os professores devem ser apoiados e capacitados para usar as tecnologias para envolver os alunos na aprendizagem.
Quando o petróleo acabar, Angola não pode depender apenas de agricultura e alguma industria básica.
O apoio e a formação dos professores sobre o uso de tecnologias de aprendizagem e adaptações pedagógicas são essenciais. O novo ciclo governativo que se aproxima deveria priorizar de forma absoluta a redução das desigualdades no acesso às ferramentas digitais dos jovens e a capacitação de conteúdos tecnológicos para os Professores e Formadores.
Mas no limite porque é a tecnologia tão importante no futuro e porque devem as crianças e jovens adquirir conhecimentos tecnológicos? A resposta é muito simples, porque os empregos diferenciados e necessários para o desenvolvimento económico de qualquer País dependem destas mesmas tecnologias.
Daqui a 10 ou 20 anos, quando o petróleo acabar, Angola não pode depender apenas de agricultura e alguma industria básica... é preciso muito mais, e o conhecimento alargado de tecnologias é um caminho obrigatório para o desenvolvimento económico.
Os jovens que hoje conseguem desenvolver competências tecnológicas estão silenciosamente a andar à frente da concorrência, adquirindo conhecimentos que serão directamente relevantes para os sectores e carreiras do futuro - da inteligência artificial à “blockchain”, e “machine learning ”; tudo isso causa mudanças sistémicas na forma como as empresas e sociedades operam.
Conhecimento é poder, e a compreensão dessas tecnologias permitirá que os jovens prosperem na sua educação e personalidade.
Desde aprender como codificar aplicativos e sites até saber como navegar em software de edição de vídeo, estes conhecimentos não apenas ajudam a construir competências directamente úteis necessárias para dar vida às ideias relacionadas com a tecnologia, mas também desenvolvem as cobiçadas “competências transversais”. Num mundo de informação em excesso, saber obter uma resposta é muito menos importante do que saber formular a pergunta certa.
Adicionalmente, as competências tecnológicas ajudam a desenvolver capacidade intelectual de resolução de problemas. A natureza dos projectos de aprendizagem de competências tecnológicas, como a programação de aplicativos ou o desenvolvimento de portfólios de fotografia digital, fomenta nos alunos a mentalidade de “partir” problemas complexos em partes de mais fácil resolução.
Esta é uma competência que é cada vez mais exigida nas principais universidades e também em profissões altamente qualificadas.
Os jovens precisam de aprender como pesquisar e enquadrar as perguntas que realmente procuram responder, e essa é uma competência vital que as tecnologias desenvolvem. Adquirir conhecimentos tecnológicos ajudará a desenvolver as competências de resolução de problemas que são essenciais para o sucesso na formação global e produtividade dos futuros profissionais.
Fonte: EXPANSÃO